top of page
Buscar

Rosas - as belas dos jardins

  • Foto do escritor: Telma Magalhães
    Telma Magalhães
  • 13 de abr. de 2015
  • 3 min de leitura

Dicas e Cuidados Básicos com o Cultivo das Rosas

WP_20150401_14_35_42_Pro.jpg

ROSA PENDENTE

Não era a minha preferida as rosas, mas depois que vi a pendente me apaixonei e nunca mais deixe-as de lado.

Fácil cultivo precisa apenas de alguns cuidados. Não esqueçam que elas adoram muito sol.

Poda:

poda-de-rosas.jpg

Poda de rosas

A primeira poda deve ser feita após um ano do plantio e ser repetida todos os anos. O melhor período para podar as roseiras é entre julho e agosto eu particularmente podo no dia 12 de julho no aniversário do meu esposo, . Após a primeira floração, é necessário fazer uma poda de limpeza, cortando de duas a três folhas abaixo do botão, sempre na diagonal. As podas são necessárias para que as roseiras sempre floresçam e se desenvolvam bem.

Pragas existentes:

pulgões-de-roseiras.jpg

Pulgões de roseiras

As pragas mais comuns são pulgões e, seguidos a eles, os ácaros, tripes, larva minadora e cochonilha. O controle dessas pragas é feito por inseticidas específicos, mas também pode ser usada a calda de fumo, que é caseira e menos tóxica. Os principais causadores de doenças graves nas roseiras são os fungos, como míldio, pinta preta, mofo-branco, Botrytis e ferrugem, que aparecem devido ao excesso de umidade. Para combatê-los, podem ser usados fungicidas específicos, preferencialmente com a orientação de um profissional.

Cuidados básicos:

regando-as-rosas.jpg

Regando as rosas

Após o plantio das mudas até a primeira floração, deve-se regar todos os dias. Depois disso, é preciso regar duas vezes por semana no inverno e duas vezes por semana na seca. A terra deve ficar um pouco seca entre uma rega e outra.

Temperatura e ambiente ideais:

images (2).jpg

roseiras.jpg

Jardim de rosas

As roseiras precisam estar localizadas em um local ensolarado (pelo menos de 6 a 7 horas diárias de incidência solar direta) e bem arejado. A temperatura ideal para mantê-las é entre 25 e 30°.

Adubação:

images.jpg

Adubação

Recomenda-se fazer de 2 a 3 adubações anuais, primeiro logo após a poda anual, segundo entre novembro e dezembro e terceiro entre janeiro e fevereiro. A melhor adubação é a orgânica, feita com esterco animal, composto orgânico, farinha de ossos e torta de mamona. Deve-se espalhar o adubo com uma boa distância entre o caule e as raízes. Na primeira adubação o ideal é que a rega seja feita duas vezes por semana, até o surgimento das flores; depois só é preciso regar uma vez por semana.

Reprodução:

images (1).jpg

estaquia_comercial_rosas.JPG

WP_20150401_14_35_20_Pro.jpg

roseira-em-vaso.jpg

Roseira.jpg

images (3).jpg

images (4).jpg

images (5).jpg

images (6).jpg

rosa-trepadeira-dark-red-sementes-flor-para-mudas-7799-MLB5275741491_102013-O.jp

mini rosas

As rosas que se encontram no mercado são quase todas cruzamentos entre espécies diferentes. Existem dois métodos de reprodução de rosas, que são o de estaquia, que é muito ineficiente, por causa da baixa capacidade de enraizamento das plantas; e o de borbulhia, que é o método mais usado para a produção de uma planta.

Curiosidades:

images (2).jpg

BONSAI DE ROSA

Atualmente existe uma variedade muito grande de espécies de rosas, algumas de apenas 45 cm de altura, o que torna possível plantá-las em pequenos canteiros ou vasos.

Como cultivar rosas:

Roseira

As roseiras devem ser plantadas em solo rico em húmus e preferencialmente argiloso. As covas devem ter 30 cm de profundidade. Aos poucos, preencha a abertura com terra inicialmente em torno da raiz. Regue sempre quando o sol estiver mais forte, ao meio-dia, até começar a floração. A partir daí, regue somente em períodos de seca. Recomenda-se aplicar fungicidas quando a primeira folha apontar, pois a incidência de doenças é maior.

Como cultivas rosas em vasos:

Roseira em vaso

O tamanho do vaso deve ser proporcional ao porte da roseira. Aplique um adubo líquido a cada 15 dias, seguindo as doses indicadas pelo fabricante.

Como cultivar rosas no jardim:

Rosa

Prepare o canteiro oito dias antes de iniciar o plantio. Use 10 litros de terra vegetal natural e 10 litros de esterco de gado ou cavalo por no mínimo 60 dias. Coloque 100 gramas de farinha de ossos e misture bem. Remexa bastante a terra até 30 a 40 cm de profundidade. Repita a adubação no inverno e no verão e sempre tire o mato do canteiro.

Erros comuns no cultivo de rosas:

  • Excesso de rega;

  • Uso de água fria para regar (o ideal é água a temperatura ambiente);

  • Mudança de lugar das plantas, enquanto elas ainda estão se adaptando;

  • Uso excessivo e sem instrução de inseticidas.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Brassia rex

Brassia rex Esta é nossa Brassia Rex, após dois anos de cultivo uma haste abortada, agora ela mostra sua magnitude, com apenas uma...

 
 
 

Comments


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page