top of page
Buscar

Suculentas e Echeverias em especial

  • Foto do escritor: Telma Magalhães
    Telma Magalhães
  • 13 de abr. de 2015
  • 6 min de leitura

ech

Como Cuidar de Echeverias – Perguntas e Respostas

flor-suculenta-glauca-500x375.jpg

Juntamos algumas dúvidas comuns sobre echeverias nestes post. Se tiver alguma outra pergunta, pode enviar nos comentários!

Sei que devo regar cerca de uma vez a cada quinze dias. O que acontece se eu molhar demais?

As echeverias são plantas de climas mais secos, que gostam de pouquíssima água. Se molhar em excesso, as raízes apodrecem, matando a planta toda. O excesso de água também pode favorecer o aparecimento de fungos e bactérias que atacam as echeverias, deixando-as mais feias, ou até sufocando-a.

E o que acontece se eu molhar pouco?

Se você molhar pouco as suas echeverias, elas ficarão estagnadas e devem parar de crescer. Elas podem passar por grandes períodos de seca e dificilmente morrem por falta d’água, mas suas folhas podem ficar moles, pois é onde as plantas armazenam água.

É preciso adubar a terra da Echeveria?

Geralmente não é necessário adubar a terra, a echeveria se adapta a diferentes tipos de solo. Se quiser, você pode usar adubos comprados em supermercado, colocando um pouco de adubo a cada mês ou dois meses.

Echeveria vai bem em apartamento?

Algumas variedades, como a Shaviana, vão melhor dentro do apartamento do que outras, como a Black Prince e a Peackok, que por necessitarem de muita luz, só conseguem sobreviver em apartamentos se mantidas ao lado de uma janela sempre aberta, por onde entra muita luz. O segredo para echeverias em apartamento é muita, muita luz e pouca água.

Posso replantar as echeverias para um quintal ou floreira?

Pode sim, a echeveria é muito usada em projetos paisagísticos por ser muito resistente, de poucos cuidados e gostar de sol direto. Na hora de replantar, retire toda a terra do vaso junto com a echeveria. Molhe bem a echeveria recém-replantada, e aguarde duas semanas sem irrigar até que ela se acostume com o novo local.

echeveria-shaviana-suculenta-2-500x375.jpg

Como evitar que a minha echeveria cresça verticalmente?

A echeveria cresce para cima em busca de luz, por isso quase sempre este é um sintoma de falta de luz. Para evitar, portanto, coloque a planta em um local muito bem iluminado, onde receba sol direto pelo menos por parte do dia.

Minha echeveria cresceu pra cima! E agora?

Depois que a echeveria cresceu para cima, não há muito o que fazer para ela voltar a ter aquele formato compacto. Você pode tentar cortá-la e replantar no vaso, mas muitas plantas podem acabar morrendo neste processo. Algumas variedades são mais resistentes que outras a este tipo de replantio.

Posso plantar várias echeverias em um mesmo vaso?

Pode sim, sem problema algum! Inclusive muitos decoradores utilizam grandes vasos com várias echeverias em seus projetos. Apenas fique atento quanto a mistura de variedades diferentes, pois embora fiquem muito mais bonitos, é preciso saber quais são mais sensíveis à água à seca, ou ao ataque de insetos. Um vaso só com uma variedade é mais fácil de cuidar.

Também atente que a echeveria pode não crescer muito pela falta de espaço, ainda que eventualmente possam nascer novos brotos laterais.

Como escolher uma echeveria

echeveria-shaviana-suculenta-3-500x350.jpg

Por serem plantas de boa durabilidade, é muito fácil escolher a echeveria baseada na sua aparência. Veja bem as folhas, que podem quebrar se o transporte for inadequado.

Não há problemas se a aparência estiver um pouco seca, pois ela pode ficar até um mês sem molhar. O mais importante é verificar se o centro da flor está com uma aparência saudável, pois é a partir dele que nascem as novas folhas. Se o centro estiver podre, a echeveria está morta. Se o centro estiver vivo e as folhas meio caídas, a planta pode se recuperar.

Echeveria Black Prince

Todas as echeverias precisam de luz. Mas se morar em apartamento, ou for deixar sua echeveria dentro de casa, a Black Prince é a variedade que se adapta melhor a esse ambiente.

Quando chegar em casa, retire a embalagem, coloque um pouco de água, e deixe a sua echeveria em um lugar iluminado com o sol da manhã. Se quiser, você pode retirar as folhas mortas. Só não retire muitas folhas de baixo da planta, que ela adquire o aspecto de uma pequna árvore, perdendo o charmoso formato compacto.

Dica: Quando a sua echeveria estiver um dedo maior que o vaso, você pode replantá-la para um vaso maior para que ela cresça mais.

Como cuidar das suas echeverias

As echeverias são plantas fáceis de cultivar, desde que tomados alguns cuidados:

Fora de casa As echeverias toleram a luz do sol direta, mas ficam mais bonitas se colocadas em áreas sem incidência do sol do meio dia, em um canto onde há sol até às 11h, por exemplo.

Podem ser mantidas no vaso ou replantadas para a terra. Se for replantada, é melhor mover junto com a terra do vaso que veio. Coloque um pouco de adubo comum na terra a cada quatro meses.

Durante o verão, molhe a sua echeveria uma a duas vezes por semana com bastante água, sem molhar as folhas. É importante que o solo onde ela está plantada seja muito bem drenado, já que o acúmulo de água pode apodrecer as raízes e propiciar o aparecimento de fungos.

No inverno, diminua gradativamente a quantidade de água, molhando até uma vez por mês em períodos muito frios.

Teoricamente, as echeverias aguentam de 40ºC a -5ºC, mas temperaturas extremas podem deformar as folhas e deixá-las feias.

Dentro de casa

As echeverias podem ser mantidas dentro de casa sem problema algum! Para manter as echeverias dentro de casa, é importante colocá-las ao lado de uma janela muito bem iluminada, de preferência onde bate o sol da manhã.

No verão molhe a terra uma vez por semana, evitando molhar as folhas . No inverno, uma vez por mês é suficiente. Importante: não deixe água acumular no pratinho, isso causa fungos e apodrece as raízes.

Dica: se possível, você pode ter duas echeverias, uma dentro e uma fora de casa, trocando-as de lugar a cada quinze dias.

Novidade! Echeveria Estrela

IMG_1250-Custom-500x375.jpg

IMG_1250-Custom-500x375.jpg

A Echeveria Estrela é uma nova variedade que foram produzidas e estão sendo comercializandas. Ela tem esse nome por suas folhas pontudas e achatadas, parecendo uma estrela.

Tem a coloração um pouco mais clara e suave que as outras variedades que produzimos, e é rígida,

o que facilita o seu uso em arranjos florais.

Sua durabilidade e resistência são um atrativo para essa, que como as outras echeverias, sobrevive muito bem com sol ou luz direta, e deve ser mantida com bem pouca água. (No verão, basta um pouco de água uma vez por mês.) Pode ser mantida dentro de casa ou em apartamento, desde que esteja ao lado de uma janela com bastante luminosidade.

IMG_1238-Custom-e1352226497464-500x666.jpg

Echeveria-black-prince-500x375.jpg

flor-suculenta-glauca-500x375.jpg

canteiro-echeveria-suculenta-500x595.jpg

A foto abaixo mostra uma Polidonis é uma variedade de echeveria cuja principal característica é um contorno avermelhado na borda das folhas. Se para um observador desatento ela possa ser muito parecida com as outras variedades, um olhar mais preciso mostra que sua beleza está nos detalhes.

echeveria-polidonis-500x450.jpg

Uma das principais vantagens da Polidonis é sua alta durabilidade e resistência, um pouco maior que as outras variedades, desde que mantida com pouca água. É uma echeveria que não cresce muito, na maioria das vezes se mantém com cerca de 10 a 15 centímetros de diâmetro e raramente cresce para para cima, mantendo sempre seu aspecto compacto.

Para cuidar da Polidonis, basta molhar de uma a duas vezes por mês, dependendo do calor. Aguenta muito bem o sol direto de um jardim externo, mas também pode ser mantida em apartamento. Uma dica: dentro de casa ou ambientes de “meia sombra”, como ao lado de janelas, é melhor mantê-la bem seca, molhando com pouca água uma vez por mês.

Como é uma planta que não cresce muito, você pode usar vasos maiores com algumas plantas, que ficam muito bonitos. Se quiser, pode combinar também com outras variedades de echeverias.

Echeveria Black Prince

echeveria-black-prince-500x280.jpg

A Black Prince é uma das echeverias mais encantadoras, tem um charme misterioso variando a cor das folhas, que pode ir do verde até um roxo bastante escuro, quase preto. É relativamente fácil de reconhecer, com as folhas pontudas e sua cor característica, geralmente do centro para fora.

O principal segredo da cor da Black Prince é a quantidade de luz no ambiente. Quanto mais luz disponível, mais escura ela fica. Com pouca luz, ela é capaz de ficar quase toda verde, embora assim ela seja mais fraca.

É uma echeveria bastante resistente à seca, justamente por isso muito sensível a água. Para manter a sua Black Prince bonita você deve molhar com muito pouca água, a cada quinze dias no máximo. Ela também não é tão resistente a doenças quanto outras variedades, e quanto mais úmido o solo, mais fraca a planta (geralmente as bactérias se proliferam com a umidade do solo).

Suas flores são avermelhadas e mais robustas, com vários botões na haste. Um canteiro com echeverias Black Prince floridas propicia uma visão muito especial.

O segredo para cuidar bem de uma Black Prince é, portanto, muita luz e pouca água, mantendo a echeveria em um solo com boa drenagem (com pedras e galhos).

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Brassia rex

Brassia rex Esta é nossa Brassia Rex, após dois anos de cultivo uma haste abortada, agora ela mostra sua magnitude, com apenas uma...

 
 
 

Commentaires


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page